menu_open
Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

O papel da esquerda sem discurso no mundo disruptivo

7 11
28.10.2024

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

A esquerda e seu papel no mundo em chamas!

Para muito além dos resultados eleitorais nos últimos 15 anos, em especial com as mudanças advindas da crise mundial de 2008 e seus efeitos para a vida humana, as questões das urgências climáticas, mais ainda dos direitos fundamentais, trabalhistas e humanos. Esse artigo procura discutir o papel da esquerda nessa nova realidade do planeta.

A esquerda tem que se atualizar, é mandatório, não porque pretensamente se diz que a luta de classes acabou, que não há mais patrões e empregados, ao contrário, a exploração aumentou de forma acentuada, é muito maior, o tempo de trabalho não pago cresceu, a introdução de alta tecnologia, diminuiu as funções, a necessidade de grandes concentrações produtivas, mesmo na circulação, o que potencializa os lucros e a exploração humana, especialmente os mais especializados.

Os fenômenos de transformação do capitalismo, principalmente no início dos anos de 1970, com a introdução de tecnologias mais avançadas, fruto da microeletrônica e do desenvolvimento das ciências físicas, química, biológicas, eletrônicas (Telecomunicações, Eletricidade e Informática), elevaram a produtividade e uma modernização da vida como jamais vista, o colapso do leste, se deu exatamente, do ponto de vista econômico, de não ter como enfrentar uma realidade tecnológica maior e mais azeitada.

Nesse sentido, a adoção pelos países centrais do Estado de Bem-estar Social foi fundamental no embate ideológico com o Leste, mas........

© Brasil 247


Get it on Google Play