We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Autárquicas com pequenas vitórias e grandes derrotas

3 1 12
29.09.2021

Seguiram-se este fim de semana mais umas eleições autárquicas, que infelizmente confirmaram algumas tendências menos positivas.

Primeiramente, a taxa de abstenção foi altíssima, apesar de ligeiramente inferior a 2013.

O Algarve em particular teve uma abstenção acima da média, com cerca de 54 por cento.

Isto quer dizer que os problemas que continuam a impedir o interesse e participação na política subsistem, com tendência de agravamento.

Algumas das propostas já debatidas para endereçar este problema continuam na gaveta ou adiadas, como por exemplo, os círculos uninominais.

Sobre os resultados, o PS domina completamente o Algarve no que toca Câmaras Municipais e representantes nas instituições autárquicas. Nos 16 municípios algarvios, elevou de 10 para 12 o número de câmaras que lidera na região. Assim, tem o triplo dos eleitos da força política em 2º lugar, o PSD.

A tendência foi de consolidação neste domínio, com a vitória em municípios que anteriormente eram dos social-democratas, como Monchique e Vila Real de Santo António.

As grandes vitórias do PSD em Lisboa, Coimbra ou Funchal não se replicaram no Algarve.

Não é que faça grande diferença na noite de Rui Rio, porque consegue claramente cumprir muito mais do que todos esperavam, apesar de ter objetivos modestos para a dimensão do partido.

Mas conseguiu silenciar a oposição e muito provavelmente ganhará as eleições internas do partido,........

© Barlavento


Get it on Google Play