We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

O aliado de Orbán que PSD e CDS querem a dirigir a Europa

4 39 65
09.11.2018

Ontem o partido mais poderoso de que menos gente ouviu falar, o Partido Popular Europeu — de que PSD e CDS fazem parte e que desde o início deste milénio dirige os destinos da União Europeia a partir da Comissão e do Conselho —, escolheu o seu candidato a presidente da Comissão Europeia. Fixe este nome, se não o conhece ainda: Manfred Weber. O eurodeputado bávaro de 46 anos será o candidato em que vai votar, se votar nos partidos portugueses que pertencem ao PPE nas próximas eleições europeias.

Caso siga as pisadas dos dois anteriores candidatos do PPE, Durão Barroso e Jean-Claude Juncker, e chegue a presidente da Comissão, Manfred Weber será o responsável por introduzir legislação no Parlamento Europeu e no Conselho da UE, o negociador de cada orçamento da União, o líder de um terço da troika, se alguma vez voltar a existir uma e, entre muitas outras coisas, talvez a palavra mais decisiva no momento de aplicar ou não sanções aos países da UE em caso de incumprimento orçamental.

Este último ponto é particularmente importante, porque sabemos como Manfred Weber se comportou quando essa questão foi colocada no passado, e de uma forma que dizia diretamente respeito a Portugal. Em junho de 2016, Weber foi o autor de uma carta........

© PÚBLICO