We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Depressão?! Isso é psicológico… /premium

1 3 67
13.07.2018

Ouvimos tantas vezes e, porventura até o diremos, que o frio é psicológico, que a dor é psicológica… como resposta ou comentário a coisas pouco concretas e às quais sentimos necessidade de contrapor relativizando-as. Procuramos ganhar tempo para as enfrentar ou sacudir as sensações que elas nos evocam.

Foi assim que conheci o Luís [nome fictício], um jovem estudante de ensino superior nos seus 26 anos e 8 matrículas de curso, que procurava de forma só aparentemente ligeira, significar o tempo que passou desde que veio para a cidade estudar por incentivo dos pais até que se isolou em casa, fechando-se aos dias e ao mundo a jogar no computador.

Esguio, de rosto pálido, olhar sem brilho e com um sorriso imotivado colado nos lábios dizia-me respirando fundo que “o tempo é psicológico!”. Já não conhecia ninguém na sua Universidade: os colegas, entretanto foram terminando os cursos e partindo; o bairro onde residia continuava tão estranho como no primeiro dia e a namorada do secundário há muito que o havia deixado.

Estava sozinho e só. Apenas jogar pela noite dentro preenchia aquele enorme vazio que o tempo arrastava e a........

© Observador