Teve lugar na semana passada, em Câmara de Lobos, na Madeira, a 2ª edição anual das Conferências do Atlântico, desta vez sob o título global Winston Churchill, The Freedom of the Sea and the Atlantic Charter. Foi uma enfática celebração da tradição democrática e liberal da Aliança Euro-Atlântica – por outras palavras, do Mundo Livre que nasceu e cresceu com base no diálogo plural entre Atenas, Roma e Jeruslalém, aberto ao diálogo crítico com outras tradições. Foi desse diálogo plural que nasceu a ideia de Universidade que ainda hoje celebramos no Mundo Livre.

Randolph Churchill — bisneto de Winston Churchill e presidente da International Churchill Society – sublinhou isso mesmo na sua comunicação de abertura, Winston Churchill, The Freedom of the Sea and the Atlantic Charter, que deu o título global à Conferência.

Esta mesma disposição marítima e democrática foi sublinhada pelas comunicações de James Muller, Chairman dos Academic Advisors da International Churchill Society; por Allen Packwood, director do Churchill Archive no Churchill College, Cambridge; bem como por Edwaurd Godfrey, presidente da British Historical Society of Portugal.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.

Receba um alerta sempre que João Carlos Espada publique um novo artigo.

QOSHE - Celebrando a liberdade euro-atlântica - João Carlos Espada
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Celebrando a liberdade euro-atlântica

10 1
05.02.2024

Teve lugar na semana passada, em Câmara de Lobos, na Madeira, a 2ª edição anual das Conferências do Atlântico, desta vez sob o título global Winston Churchill, The Freedom of the Sea and the Atlantic Charter. Foi uma enfática celebração da tradição democrática e liberal da Aliança Euro-Atlântica – por outras palavras, do Mundo Livre que nasceu e cresceu com base no........

© Observador


Get it on Google Play