We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

A Verdade sobre a Busca pela Felicidade /premium

5 4 208
12.02.2019

Vivemos numa sociedade que nos encoraja, cada vez mais, a procurarmos ser felizes.

Acredito que a intenção por detrás da pressão social é bastante positiva, visto que o objetivo é estarmos num bom estado emocional, dado que as nossas emoções são o fator que mais determina a nossa qualidade de vida.

Contudo, a felicidade de que tanto se fala é incentivada a ser procurada, e encontrada, no mundo exterior. Falo de exterior como externo ao ser, externo à nossa experiência interna da vida. A publicidade diz-nos que vamos ser felizes quando comprarmos aquele carro, aquele vestido, ou aquele perfume. As redes sociais dizem-nos que vamos ser felizes quando fizermos aquela viagem, quando tivermos aquele corpo, ou aquela quantidade de likes numa fotografia. A sociedade no geral diz-nos que vamos ser felizes quando tivermos um bom cargo, numa boa empresa, com prosperidade financeira.

De facto, é verdade que tudo isso nos deixa mais felizes. Mas essa felicidade não dura muito tempo. Uma promoção no trabalho fez-nos sentir importantes durante umas semanas. O carro que comprámos deixou-nos em êxtase durante uns dias. E os likes nas redes sociais não duraram mais que umas horas.

Quando a felicidade efémera desaparece, invade-nos um pequeno ou grande vazio que vamos depois tentar preencher com tudo aquilo que nos faz felizes: ligamos a uns amigos para ir jantar fora, vemos uma série, ou postamos mais uma fotografia nas redes.

Assim, tornamo-nos escravos da busca da nossa felicidade. Procuramos incessantemente compensar um vazio interior com uma atividade exterior que nos faça sentir menos vazios. Sabemos que, ultimamente, não é a promoção, nem o carro, nem o post que nos vai deixar preenchidos, e que vamos estar constantemente em busca de mais, e mais, e mais… Entramos num ciclo vicioso que não acaba, que nos deixa adictos a estar........

© Observador