O estado da Justiça passou de raspão na maioria dos debates pré-eleitorais. E foi pena, porque se tratou de uma oportunidade perdida.

Houve ainda quem admitisse, vagamente, a necessidade de um consenso alargado entre as principais forças políticas e os operadores no terreno, para se alcançar a desejável reforma de que há muito se fala, indo ao encontro dos problemas que emperram o funcionamento da Justiça. Mas os políticos parecem amedrontados e incapazes de lidar com uma situação que afecta a democracia, refugiando-se em chavões como “é a justiça a funcionar” ou “são os tempos da Justiça”.

Recorde-se que já em 2016, no início do seu primeiro mandato como Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa defendia um pacto de Justiça, que, mais tarde, reconheceu ter obtido resultados “limitados e precários por exemplo no acesso à justiça” num sistema “cada vez mais afastado da realidade social”.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.

Receba um alerta sempre que Dinis de Abreu publique um novo artigo.

QOSHE - A contas com a Justiça… - Dinis De Abreu
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

A contas com a Justiça…

9 10
20.02.2024

O estado da Justiça passou de raspão na maioria dos debates pré-eleitorais. E foi pena, porque se tratou de uma oportunidade perdida.

Houve ainda quem admitisse, vagamente, a necessidade de um consenso alargado entre as principais forças políticas e os operadores no terreno, para se alcançar a desejável........

© Observador


Get it on Google Play