A Câmara Americana de Comércio em Minas Gerais (Amcham MG) tem se dedicado diuturnamente para contribuir no avanço da Agenda ESG no Estado, a qual é pautada por iniciativas capazes de melhorar a governança ambiental, social e corporativa das empresas. Trabalhando neste sentido de desenvolvimento sustentável dos negócios, será promovido na próxima segunda-feira, às 14h, o Fórum ESG na capital mineira.

O evento tem por objetivo pautar discussões entre executivos e especialistas sobre a Agenda ESG em Minas Gerais. De forma prática e aplicável, os debates vão demonstrar como os grandes players do mercado têm feito para se adequar às exigências de um crescimento que gere cada vez menos impacto ambiental, promova benefícios para a sociedade e que preze pela transparência, ética e governança.

O Fórum ESG será dividido em quatro momentos enriquecedores, sendo o primeiro “Overview ESG: Riscos, Impactos e Retornos”, apresentado pela Conselheira da Amcham MG, Paula Harraca.

Os três pilares “Environmental, Social e Governance” serão organizados em discussões separadas a partir das seguintes pautas: Inovação e Práticas Sustentáveis; Diversidade, Inclusão e Contribuições para a sociedade; Liderança Ética e Finanças Sustentáveis.

Participarão como painelistas CEOs e diretores de diversas empresas como FairFood, Moondo, Equinox, Localiza, L’Oreal, Anglo American, Porto Seguro, Grupo Santa Casa de Belo Horizonte e Anima Educação.

Um importante conteúdo que será trabalhado ao longo do evento diz respeito à recente pesquisa lançada pela Amcham Brasil, “Panorama ESG 2024”. O estudo revelou que 71% das empresas brasileiras implementam ou já iniciaram algumas das ações que compõem a Agenda ESG, o que representa um aumento de 24 pontos percentuais, se comparado com o mesmo período do ano anterior.

Vale destacar os seguintes insights apresentados pela pesquisa: 78% Das organizações buscam aderir a agenda ESG para ter impacto positivo em questões socioambientais; 67% acreditam que o governo tem um papel fundamental na Agenda ESG; 77% dos respondentes acreditam que os CEOs devam liderar ativamente a agenda ESG; 20% das empresas reportam avanços significativos em relação às metas do Pacto Global da ONU; 77% acreditam que o governo deve priorizar incentivos para pesquisa e desenvolvimento.

Quando perguntadas sobre o que motiva a adesão à Agenda ESG, 78% das organizações afirmam buscar ter um impacto mais positivo em questões ambientais e sociais, 77% dizem que estão buscando fortalecer a reputação no mercado ao entrarem na agenda, e 63% estão na agenda para fortalecer a relação com os stakeholders.

A Pesquisa Panorama ESG 2024 destaca uma continuidade e engajamento das lideranças empresariais com as práticas ESG, ao mesmo tempo em que evidencia um aumento na capacitação e no entendimento dessas práticas. O Fórum ESG em Minas Gerais, aliado aos dados coletados pela pesquisa, reforçam o compromisso da Amcham em contribuir para a evolução da pauta no país.

(*) Douglas Arantes é gerente regional da Amcham Minas Gerais

QOSHE - Fórum ESG 2024 - Amcham
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Fórum ESG 2024

42 0
04.05.2024

A Câmara Americana de Comércio em Minas Gerais (Amcham MG) tem se dedicado diuturnamente para contribuir no avanço da Agenda ESG no Estado, a qual é pautada por iniciativas capazes de melhorar a governança ambiental, social e corporativa das empresas. Trabalhando neste sentido de desenvolvimento sustentável dos negócios, será promovido na próxima segunda-feira, às 14h, o Fórum ESG na capital mineira.

O evento tem por objetivo pautar discussões entre executivos e especialistas sobre a Agenda ESG em Minas Gerais. De forma prática e aplicável, os debates vão demonstrar como os grandes players do mercado têm feito para se adequar às exigências de um crescimento que gere cada vez menos impacto ambiental, promova benefícios para a sociedade e que preze pela transparência,........

© O Tempo


Get it on Google Play