O papel do desporto nas cidades é vasto, permeando diversas áreas da vida urbana. Tem um papel insubstituível na coesão social, na promoção de comportamentos responsáveis e de valores fundacionais da vida. Desde a saúde pública até ao desenvolvimento económico, o desporto desempenha um papel central em Cascais, moldando não apenas a vida dos seus habitantes, mas também a própria identidade do concelho.

A saúde é um bem basilar, precede todos os outros como condição de existência. Os cidadãos são hoje mais exigentes nos padrões de qualidade de vida que adotam. Ao decisor político cabe equilibrar o crescimento orgânico da cidade – as cidades não são estáticas, são organismos vivos – com o planeamento sustentável e o desenvolvimento económico solidário, gerador de prosperidade para o maior número. Uma agenda de sustentabilidade é um imperativo político e de cidadania, do moderno planeamento urbano e também de uma nova economia mais solidária.

Resumindo, o Desporto em Cascais é estrategicamente pensado como base nos pilares da Saúde Pública, Coesão Social; Desenvolvimento de Competências, Revitalização Urbana; Turismo e Projeção da Cidade e Desenvolvimento Económico. Assim, qualquer cidadão em Cascais, independentemente da sua idade, condição ou recursos, pode praticar desporto de forma acessível e livre.

Outro dos pilares da política do desporto em Cascais passa por captar e organizar grandes eventos desportivos. Eles servem de apelo à ação e induzem comportamentos saudáveis, alargam a base de praticantes das modalidades e ao mesmo tempo que aportam valor económico para o concelho.

Cascais tem sido ao longo dos últimos anos palco de grandes eventos desportivos. E nos próximos dias não será diferente ao recebermos mais uma vez o Millennium Estoril Open, o IberCup e as comemorações do Dia Mundial da Atividade Física. Três eventos extraordinários em que o desporto e as pessoas são o centro das atenções. Onze dias de emoções fortes, a começar já no dia 28 com o IberCup, um torneio internacional de futebol juvenil que acontece em várias cidades dos cinco continentes, incluindo Cascais. Trezentas equipas de jovens jogadores competem entre si numa experiência que vai muito para além do jogo e promove a cooperação entre países e o entendimento entre jovens.

Dia 30, arranca o Estoril Open. Cascais acolhe alguns dos melhores jogadores do mundo numa das competições mais importantes do calendário ATP Tour, proporcionando aos fãs a oportunidade de assistir a jogos emocionantes e de alto nível.

Por fim, mas não menos importante, faremos parte do grupo do grupo de cidades de mais 120 países que irão celebrar o Dia Mundial da Atividade física na manhã do dia 6 de abril. De mãos dadas com os concelhos vizinhos – Oeiras e Lisboa -, um apelo irresistível para a prática desportiva e uma vida mais saudável neste grande ginásio a céu aberto. Ao longo de 15 km, de Cascais a Alcântara, uma oportunidade única para, só ou em família, contemplar a marginal mais bela do mundo.

À medida que celebramos o papel vital do desporto em Cascais, reafirmamos o nosso compromisso em continuar a promover e apoiar iniciativas desportivas que beneficiem toda a comunidade. Do desenvolvimento de competências à promoção da saúde pública, do estímulo ao turismo à criação de oportunidades económicas, o desporto continua a ser uma força transformadora do nosso concelho. Convido todos os leitores a participarem ativamente neste movimento. Desafio-vos a praticar desporto, a ter estilos de vida mais saudáveis e a criar pontos de encontro. Vemo-nos em Cascais.

QOSHE - Uma política de Desporto para Todos - Carlos Carreiras
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Uma política de Desporto para Todos

6 0
31.03.2024

O papel do desporto nas cidades é vasto, permeando diversas áreas da vida urbana. Tem um papel insubstituível na coesão social, na promoção de comportamentos responsáveis e de valores fundacionais da vida. Desde a saúde pública até ao desenvolvimento económico, o desporto desempenha um papel central em Cascais, moldando não apenas a vida dos seus habitantes, mas também a própria identidade do concelho.

A saúde é um bem basilar, precede todos os outros como condição de existência. Os cidadãos são hoje mais exigentes nos padrões de qualidade de vida que adotam. Ao decisor político cabe equilibrar o crescimento orgânico da cidade – as cidades não são estáticas, são organismos vivos – com o planeamento sustentável e o desenvolvimento económico solidário, gerador de prosperidade para o maior número. Uma agenda de sustentabilidade é um imperativo político e de cidadania, do........

© Jornal SOL


Get it on Google Play