We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Economia social e co-sustentabilidade

2 0 0
14.06.2018

No contexto da economia social, é, atualmente, muito difundido o conceito de "autossustentabilidade" económico-financeira das organizações.

Tal significa um apelo à sustentabilidade de cada entidade, per si, num quadro de maior autonomia financeira, de menor dependência de recursos escassos ou incertos.

Continuar a ler

Dir-se-á que tal desiderato, ao nível das entidades da economia social, está associado a um outro conceito, o de co-sustentabilidade, isto é, de sustentabilidade pela cooperação.

Sendo a economia social um lugar onde as relações de cooperação se sobrepõem às relações de competição, importa recentrar o lugar da cooperação na governação e na gestão das entidades da economia social, a fim de ultrapassar os enormes desafios que enfrentam.

A resposta a esses desafios passa pela criação de redes de cooperação e de relacionamento entre as entidades, da mesma família, ou de outras famílias da economia social, preservando a sua identidade específica, a sua base local, em articulação com as comunidades mais próximas, a sua ação de proximidade, mas ganhando escala e "músculo" técnico, humano, económico e financeiro.

A organização em rede, seja através de........

© Jornal de Negócios