No início, a pergunta não era para que servia a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, mas se era possível construir um projeto de coordenação económica das duas principais indústrias que permitiriam — ou impediriam — as condições para um rearmamento e o deflagrar de uma nova grande guerra na Europa.

A seguir, a questão era se seria possível estabelecer entre os países fundadores uma união aduaneira e criar uma nova organização de tratado para a energia atómica, a Euratom, que ainda discretamente existe e funciona. Guardo na memória recortes de jornais sul-americanos que li em arquivos, relatando a visita de um ministro britânico que asseverava ser impossível que seis paí­ses se entendessem sobre tais assuntos. Passado pouco mais de uma década, os seis eram nove, e incluíam o próprio Reino Unido. Depois passaram a 12, 15, e por aí afora.

Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler.

Já é assinante? Faça login Assine e continue a ler

Comprou o Expresso?

Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

QOSHE - Para que serve a Europa? - Rui Tavares
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Para que serve a Europa?

6 9
31.12.2023

No início, a pergunta não era para que servia a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, mas se era possível construir um projeto de coordenação económica das duas principais indústrias que permitiriam — ou impediriam — as condições para um rearmamento e o deflagrar de uma........

© Expresso

Get it on Google Play