We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

As touradas são só uma parte do que o PAN quer proibir

1 11 1150
12.07.2018

O tema é recorrente: "tourada não é cultura, é tortura", gritam as duas dezenas de manifestantes que todas as quintas-feiras de corrida se juntam à porta do Campo Pequeno. A questão é que se enganam.

E antes de entrar a fundo no assunto, faz sentido arrumar já dois argumentos recorrentemente repetidos contra as corridas de toiros: que estas são subsidiadas e têm cada vez menos aficionados. A realidade é que este espetáculo não recebe subsídios do Estado, tão pouco da Europa, como Bruxelas já esclareceu em meia centena de ocasiões (uma das respostas aqui) - antes pagam impostos, evidentemente, assim como pagam o aluguer das praças, maioritariamente concessionadas por Misericórdias. E para quem não vê o público que acorre às praças de toiros, fica um sinal indicativo de que as touradas estão longe de estar mortas: a candidatura da Tauromaquia a Património Cultural de Portugal foi o segundo projeto mais votado no Orçamento Participativo.

A verdade é que as corridas de toiros são parte integrante da nossa cultura. Isso mesmo está consagrado na Lei, quando são colocadas em pé de igualdade com o "teatro, a música, a dança", na categoria de "espetáculos de natureza artística". Ou........

© Diário de Notícias