We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Uma Web Summit diferente

4 0 0
09.11.2018

Foi bom voltar à Web Summit e partilhar com tantos empreendedores uma visão para o futuro da Europa. Nos anos anteriores falámos sobre como desenvolver ideias para criar empresas e criar riqueza, e esse é e será sempre o tema central deste evento. Mas desta vez a preocupação foi outra.
O criador da internet, Tim Berners-Lee, trouxe-nos uma mensagem clara. A internet mudou a nossa vida para melhor, mas também nos trouxe grandes riscos, em particular para a nossa democracia, para a nossa privacidade e para a nossa saúde.

A internet veio pôr em causa o funcionamento da nossa democracia através de plataformas que não garantem a veracidade dos factos e que se tornaram veículos de entretenimento. Se há alguns anos a distinção entre imprensa e entretenimento deixava poucas dúvidas, hoje a internet baralhou de tal forma o jogo que muitos milhões de pessoas se informam – e tomam decisões – com base em pseudonotícias.

Além disso, pela primeira vez na nossa história democrática, sentimos que podemos ser controlados na nossa vida diária. E estamos cada vez mais dependentes da internet, especialmente as gerações mais jovens. Portugal, e outras democracias europeias, venceram regimes ditatoriais em que o Estado pretendia........

© Correio da Manhã