We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Internet boa e internet má

0 0 0
13.07.2018

Em 30 anos de existência, a internet mudou as nossas vidas - e eu diria para melhor. Permitiu-nos avançar na ciência, melhorou os nossos serviços, transformou indústrias mas sobretudo permitiu--nos mudar a vida de muitas pessoas em todos os cantos do mundo.

Joshua Okello nasceu no Uganda, um país em que muitas mulheres ainda morrem durante o parto. Ao ver que os estetoscópios usados para ouvir o bebé eram apenas um cone em plástico que a parteira encostava à barriga da mãe para o tentar fazer, lembrou-se de ligar este estetoscópio tão rudimentar a um simples telemóvel que pudesse transmitir os sons e toda a informação para um médico no hospital mais próximo, salvando assim muitas vidas.

Esta é a internet com que Tim Berners-Lee sonhou. Um mundo onde um estudante do Uganda consegue mudar e salvar a vida de tantas mulheres. A internet altruísta e de partilha de informação que permite que todos contribuam para um mundo melhor. E talvez por isso Tim Berners-Lee, o inventor dessa internet altruísta, tenha pedido esta semana aos deputados europeus que votassem contra a nova diretiva europeia do direito de autor.

Mas a internet de hoje é também a........

© Correio da Manhã